Temas de Psicologia

Março 2, 2008

Homossexualidade e Adopção

Filed under: Actualidade,Crianças / Adolescentes,Família — S. F. @ 11:03 pm

Hoje, no Jornal da Noite da SIC passou uma reportagem que abordava a questão da adopção por casais homossexuais, mais especificamente do facto de um casal homossexual não poder tornar-se uma família de acolhimento. Confesso que não acompanhei a notícia com muita atenção, espreitando apenas uma coisa ou outra. Mas é um bom tema para partilhar aqui.

A adopção por casais homossexuais é uma questão polémica e controversa. Foi amor-maos-1.jpgabordada já no Fórum dos Psicólogos, num tópico em que profissionais e estudantes da área da psicologia deram a sua opinião sobre o assunto. Obviamente, muitas outras vozes poderiam dar opinião: juristas, políticos, assistentes sociais, educadores, etc. E, acima de tudo, deveriam ter mais voz neste assunto, a meu ver, os principais interessados: as milhares de crianças institucionalizadas que esperam a adopção.

No Fórum escrevi assim:

Pois bem, não pretendo ver a situação em termos “do mal o menos”, porque não considero que seja prejudicial para a criança a adopção por um casal homossexual. Acredito que esses casais podem amar e dedicar-se a essa criança do mesmo modo que os casais heterossexuais e podem transmitir-lhe o conceito de família além do tradicional “pai, mãe e filhos”. A sociedade actual é uma sociedade plural – o conceito de família já não é o mesmo, as famílias têm outras características e necessidades.
É óbvio que, possivelmente, essas crianças podem vir a sofrer com a crueldade da discriminação. Mas isso será inevitável enquanto a sociedade não encarar essa adopção como “normal”; e essa normalidade só se atingirá com o confronto, com a existência real destas situações. Além disso, quantas pessoas, incluindo muitos de nós, não sofreram discriminações por variados motivos – ou porque usavam óculos, ou porque eram mais tímidos e calados, ou porque os pais se divorciaram, ou porque sim simplesmente? O exemplo do divórcio é flagrante – foi escandaloso, as crianças sofriam com discriminações e uma sociedade que achava “coitadinho, não tem o pai/mãe em casa…” e agora já é aceite e não se rotula a criança como futuro “traumatizado”. Relativamente aos modelos masculino e feminino, concordo que são importantes. Mas vejamos – os modelos não se encontram apenas dentro de casa; existem avós, tios, amigos, etc.etc.etc.; senão, como seria com as crianças cuja mãe ficou viúva precocemente, por exemplo? que modelo masculino teriam?

Deixei muitas questões no ar, é uma opinião incompleta. Mas não pretendo fechá-la, também. Estou sempre aberta à reflexão, estou sempre disponível para partilhar, discutir e debater. Fica a minha opinião, mais como pessoa do que como psicóloga, a favor da adopção por homossexuais mas, como em todas as mudanças e uma vez que temos de ter sempre em conta o supremo interesse e bem-estar das crianças, devemos agir com cautela, paciência e rigor. A nossa sociedade precisa de uma re-educação no sentido da tolerância e da não discriminação, e esta é a principal e mais longa batalha que se tem de travar.

Sejam bem-vindos a este espaço todos os que quiserem enriquecer esta discussão, apresentando opiniões, pontos de vista e experiências, e espero que possamos desenvolver um debate neste espaço, debate esse que em momento algum aceitará comentários discriminatórios, ofensivos e radicalistas.

Aqui nos encontraremos!🙂

(Nota: imagem encontrada na net, desconheço autoria)

4 comentários »

  1. Olá! Acabei parando em seu blog por acaso. Sou academica do curso de Direito e estou escrevendo um artigo sobre a adoção homoafetiva. Bom ter chegado aqui…
    Abraço!

    Comentar por Bruna — Março 4, 2008 @ 1:59 pm | Responder

  2. Ótimo artigo!
    Sou um adolescente homossexual e nem eu mesmo tinha pensado dessa maneira…

    Obrigado pela linha de pensamento ^^

    Comentar por Lucas — Julho 24, 2008 @ 6:18 pm | Responder

  3. Boa noite, sou estudante de enfermagem e foi-nos pedido, enquanto turma para criar um tribunal de opinião sobre os mais variados temas. Um dos quais, a adopção por casais homossexuais e, durante a minha pesquisa entrei no seu blog e confesso que vou usar alguns dos seus argumentos para defender o meu tema.
    Obrigada pelas dicas.

    Cumprimentos.

    Comentar por Sofia — Setembro 26, 2008 @ 11:17 pm | Responder

  4. […] Família — S. F. @ 11:27 am Depois de ter dedicado um post a este tema há uns meses (aqui), hoje chamo a atenção para este artigo (segue abaixo)do Diário de Notícias (Jornalista Céu […]

    Pingback por Homossexualidade e Adopção – II « Temas de Psicologia — Outubro 5, 2009 @ 11:27 am | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

site na WordPress.com.

%d bloggers like this: