Temas de Psicologia

Janeiro 4, 2008

Psicoterapia – Relação, Técnica, Soluções?

Filed under: Familiar/Sistémica,Psicoterapia,Simpósios — S. F. @ 10:01 am

Ao fim de quase três meses de jejum pelos lados do Temas de Psicologia, neste regresso é inevitável partilhar os desejos de muito sucesso em 2008!

Hoje, enquanto arrumava umas pastas, acabei por me dedicar a folhear uma onde guardo todos os apontamentos das várias conferências, simpósios, workshops e etc. que frequentei. E parei neste:

maos.jpg

Técnicas de Intervenção Psicoterapêutica
Simpósio Internacional que decorreu na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, a 4 de Junho de 2004
(organização: FORSAÚDE, Centro de Formação e Saúde Unipessoal, Lda. e SAFI, Serviço de Atendimento Familiar e Individual da FPCEUL).

Neste simpósio, os diferentes oradores insistiram na importância da Relação Terapêutica entre o psicólogo e a pessoa que procura ajuda. Mais importante que as técnicas ou a abordagem teórica, é a relação que representa o mais central na terapia. O Mestre José Gonzalez sublinhou a importância do improviso, da criatividade e da capacidade para falar a linguagem da pessoa. A respeito da eterna questão ” e o psicólogo, como é que controla os seus sentimentos, as suas emoções?” recordou que o terapeuta, antes de saber controlar as suas emoções, deve conhecer os seus limites e nunca deixar de ser humilde.

O Mestre Wolfgang Lind, um dos professores cujas aulas mais marcaram o meu percurso académico, falou da terapia breve orientada para as soluções, salientando algo essencial:

“Não existem sistemas funcionais ou disfuncionais. Mesmo um sistema disfuncional tem momentos em que funciona (…) por isso, mais do que as causas dos problemas, devemos procurar como resolvê-los, procurar a diferença que faz a diferença, fazer da excepção a nova regra. A solução vem do próprio sistema, a solução vem antes do problema, é a outra face do problema. (…) Existem diferentes possibilidades de solucionar algo. A ênfase nos recursos, no que melhorou, nas soluções, no presente e futuro, no positivo, na mudança. Problemas puxam problemas, soluções puxam soluções.”

Poderia continuar… falaria das intervenções do Professor Doutor Pina Prata e do que ele falou acerca da criatividade na psicoterapia, da imprevisibilidade e da terapia de rua, da delicadeza e da relação como alicerce da terapia. Mas isso fica para outra altura…

Bom Ano! Aqui nos encontraremos em 2008! )

1 Comentário »

  1. Achei tão inspiradora esta comunicação do Mestre Wolfgang Lind que (re)enviei-a como Dica Científica para a minha mailing list de pessoas interessadas em terapia, formações, desenvolvimento pessoal, treino de competências…

    Obrigada pela informação acessível

    Joana Mealha dos Santos

    Comentar por Joana Mealha dos Santos — Julho 7, 2008 @ 10:41 pm | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

%d bloggers like this: